Olha a gente aí! Primeira vista das Cataratas |
Tinha ido para Foz do Iguaçu a passeio há 20 ano. Voltei em 2010 duas vezes, a trabalho e para um concurso, mas estas viagens foram bate-volta, não tive tempo de fazer turismo. E já fazia algum tempo que sugeria a meu namorado esta viagem, mas ele não estava muito empolgado.
Logo que soube que não trabalharia na segunda-feira antes do feriado - houve um revesamento de repórteres no jornal - reservei o hotel e comprei as passagens. Só que comprei passagem de avião Maringá para Curitiba, onde encontrei o namorado e seguimos para Foz de carro. Toda vez que eu conto, alguém me olha com uma cara de "não acredito que você fez isto". E com razão. Foz é muito longe de Curitiba e é uma viagem cansativa e cara: R$ 75 de pedágios (9) por trecho.
Foz é um destino super visado nos feriados, então precisamos ter muita paciência. Fila na estrada para ultrapassar o caminhão, nos pedágios, no restaurante, nos parques, nos melhores pontos para fotografar, no banheiro, para comprar, normal.
Pelo menos este tinha um help na fila... |
Parque das Aves - bem pertinho da entrada das Cataratas |
Sobre as Cataratas, nem sei o que escrever. Demos muita sorte,15 dias antes as quedas estavam com pouco volume de água e no domingo estava ótimo, apesar da água barrenta por causa das chuvas. Lá é muito lindo. Não dá para acreditar que existe um lugar tão incrível e ainda mais tão perto da gente que muitos ainda não conhecem.
Os quatis, animais símbolos do parque, apareceram pouco. A orientação para não mexer com eles não era respeitada pela maioria dos turistas |
Pensamos até em fazer aquele passeio de barco - Macuco Safari -, mas estava tão frio que não dava coragem. Fora que quem me conhece um pouquinho sabe que eu morro de medo de rio. Um ano atrás eu só passava pontes na estrada com os olhos fechados e só há uns 5 meses consegui passar por uma ponte dirigindo.
Mesmo assim, encarei a passarela que fica entre as quedas e morrendo de vontade de conhecer o lado argentino, mas como foram apenas dois dias não deu tempo.
Na passarela! |
Uma dica para quem está pensando em ir para Foz: compre o ingresso dos parques pela internet, porque quem não faz isto, como eu, encara uma fila imensa. Outra coisa importante é observar os dias da iluminação de Itaipu. Estávamos lá no sábado à noite mas não sabíamos que a iluminação era só de sexta e sábado e perdemos a usina iluminada.
Sobre a Itaipu, também adoramos. Como naquela manhã tínhamos ido para o Paraguai - em quase todos hotéis tem o guichê de uma agência que faz o leva e traz de lá por R$ 40 - não deu para fazer a visita interna. Ficamos só com a panorâmica e mesmo assim foi de tirar o fôlego quando o ônibus passou na barragem, entre a represa e o leito original do rio.
Bom, agora vocês - será que tem alguém aí? - sabem porque eu não escrevi nada neste feriado. Estava guardando as lembranças para colocá-las aqui (só um pouquinho, teria que escrever muito mais para sentir que foi o suficiente). E quanto às fotografias, são tantas que está quase impossível de selecionar.
Ainda ficou faltando conhecer muita coisa e posso voltar lá inúmeras vezes, mas pelo menos eu vou ter algumas historinhas a mais para contar aos gringos sobre o meu país!
Voltando da Itaipu procuramos a Mesquita de Foz, que tem uma comunidade islâmica numerosa, e fiz outras fotos |
* Assim que cheguei, na quarta-feira, fui retirar meu novo passaporte na Polícia Federal e ontem mesmo comecei a preencher os formulários para o visto de estudante para os EUA. Como ainda estou completando, tenho que pagar as taxas e tudo, vou esperar para escrever um post completo sobre isto!
tb kero ir pra foz! mas haja paciencia pra encarar tanta gente.... tá virando a disney!
ResponderExcluir